sábado, 23 de abril de 2011

PIERRE CARDIN

O Shopping Iguatemi (São Paulo) recebe em abril uma exposição inédita do trabalho de Pierre Cardin, o estilista visinário que mudou a moda mundial nos anos 60. O próprio estilsita vem ao país para os retoques finais da produção que promete além da exposição um megadesfile com 160 looks e a exibição de um documentário sobre a trajetória de Cardin. Denise Mattar está a cargo da curadoria do evento que promete mostrar grandes referências da carreira do estilista com um mix de looks, croquis e fotos que desembarcam no Brasil direto da Fundação Pierre Cardin Paris. O desfile será o ponto alto do evento, com uma apresentação histórica de 160 modelos que pontuam toda a carreira do estilista em cerca de 40 minutos de apresentação. Pierre Cardin // Criando Moda, Revolucionando CostumesDe 29 de abril a 29 de maio de 2011Shopping Iguatemi @ São Paulo.



Pierre Cardin, nascido em San Biaggio Di Callata, nas proximidades da cidade de Veneza. Aos 17 anos, mudou-se para a cidade francesa de Vichy, para trabalhar numa alfaiataria.


em 1945 Cardin chegou a Paris, e logo começou a trabalhar com duas celebridades do momento, as estilistas Mme. Paqui e Elsa Schiaparelli. Outros personagens famosos passaram a fazer parte de seu grupo de amigos, entre eles o ilustrador Christian Bérard e o escritor Jean Cocteau. Trabalhou por algum tempo com Christian Dior e participou do lançamento de seu New Look.


Em 1950 Cardin começou a criar a sua própria moda, fazendo ternos masculinos e roupas estravagantes para as mulheres. Chegou a ter duas boutiques, chamadas Adão e Eva, onde vendia seus produtos. Em 1957 Cardin lançou sua primeira coleção feminina.


Ao mesmo tempo em que lançava vestidos chemisiers desestruturados, vestido tipo bolha e casacos com golas amplas e bolsos chapados, Cardin redefinia a própria produção da roupa, criando em 1959 sua linha prêt-à-porter (pronto para vestir) a partir da lúcida certeza de que não haveria, por muito tempo mais, compradores para o luxo da alta costura, atitude que lhe valeu a exclusão, por um período, da Câmara Sindical da Costura, poderoso órgão que zela pelos grandes negócios da moda na França, mas ao qual voltaria logo, tornando-se inclusive presidente.


Cardin foi espalhando sua produção pelo mundo, licenciando sua grife, abrindo lojas de departamentos, chegando ao mercado de roupa infantil. Mas a diversificação total de seus negócios, que atualmente englobam hotéis, restaurantes e um sem número de outros interesses, começaria em 1970, com a inauguração do Espaço Pierre Cardin, com teatro, restaurante e cinema em Paris, onde se apresentavam artistas como Ella Fitzgerald, Shirley Bassey e Marlene Dietrich. Tornando-se certamente o mais competente empresário da moda de todo mundo.


Os 40 anos de atividades de Pierre Cardin foram comemorados com muito estilo, através de um livro e de uma esposição - Pierre Cardin: Passado, Presente, Futuro - que teve sua estréia no mudeu Victoria & Albert, em londres, e que correu o mundo, passando inclusive pelo Brasil em 1994. Além disso, num fato inédito no mundo intelectual francês, foi elevado à categoria de imortal da Academia de Belas Artes da França, criada em 1795 e que reúne 50 membros ilustres entre os nomes mais expressivos do país. Fonte: Portaisdamoda.com.br

Criações de Pierre Cardin:

1950













1960












1970











1980













1990










2000








Imagens site pierrecardin.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário